Imagem Imagem

consulta scpc

Elektro Realiza Mutirão de Atendimento em Três Lagoas

ELEKTRO REALIZA MUTIRÃO DE ATENDIMENTO EM TRÊS LAGOAS

A partir de hoje terça-feira (29/01), a Elektro oferecerá um atendimento exclusivo aos clientes de Três Lagoas que apresentam dúvidas referentes a conta de energia. Os atendimentos serão realizados no auditório da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas, na rua Wilson de Carvalho Viana, nº 519, das 8h às 17h. No local, os clientes receberão uma avaliação sobre o histórico de consumo, explicações sobre a composição da conta e orientações técnicas que irão colaborar com a redução do consumo. Para a consulta, basta comparecer com a conta de energia. O mutirão vai até sexta-feira (1/02).

A Elektro também disponibiliza aos clientes o Simulador de Consumo e Tarifas, uma ferramenta que possibilita estimar o valor médio da conta de energia, incluindo o cálculo das bandeiras tarifárias. Dessa forma, os clientes podem planejar os gastos e consumir de forma mais consciente. Para entender melhor a ferramenta, um vídeo, disponível no site (www.elektro.com.br/sua-casa/ simuladores),  mostra o passo a passo para simular uma conta de luz.

Devido as altas temperaturas, o consumo de energia dos clientes residenciais de Três Lagoas aumentou 11% em dezembro de 2018, comparado ao mesmo período de 2017. Dependendo do volume de energia consumido pelo cliente, a alíquota do imposto ICMS*, que é definida de acordo com leis estaduais, pode sofrer alteração, o que implica em variação da conta de energia, conforme tabela abaixo:

Diante das altas temperaturas, a Elektro reforça orientações que colaboram com o consumo consciente. Uma delas é evitar o uso de o ar-condicionado nas temperaturas mais baixas. A tentação, no calor, é de colocar o ar-condicionado em 16º C, mas isso acaba acarretando um gasto maior de energia elétrica. “O ideal é colocar em 23, 24 graus, o que faz com que o ar-condicionado acione menos o compressor”, afirma Lucas Rafacho, Engenheiro de Eficiência Energética da Elektro.

Confira outras dicas importantes para a economia:

 

  • Fique de olho no carregador de celular. Não deixe o carregador na tomada depois que o aparelho estiver completamente carregado. Mesmo por poucos instantes, ele consome energia elétrica.

 

  • Evite deixar os aparelhos ligados na tomada em "stand-by". Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso. Neste caso, a comodidade não compensa o desperdício. 

 

  • Utilize a função “timer” das TVs. O televisor é responsável por cerca de 5% a 15% do consumo total de uma residência, por isso, evite dormir com televisores ligados. É um consumo de energia desnecessário.

 

  • Chuveiro elétrico: um dos grandes responsáveis pelo consumo em uma residência, tome banhos rápidos e nos dias mais quentes, coloque o chuveiro na posição “verão” (o consumo será cerca de 30% menor); Lembre-se de desliga-lo para se ensaboar e lavar os cabelos.

 

  • É essencial a limpeza periódica dos orifícios de saída de água do chuveiro. Além disso, nunca reaproveite a resistência queimada - isso provocará o aumento do consumo e colocará em risco a sua segurança.

 

  • Geladeira - Não deixe a porta da geladeira aberta por muito tempo. Além disso, instale-a em local bem ventilado (deixe 15 cm de distância de paredes ou móveis) e mantenha o equipamento longe de raios solares e fontes de calor, como fogões.

 

  • Lâmpadas de casa: As lâmpadas em uma residência consomem entre 15 e 25% do total de energia elétrica. Dica: Aproveite sempre a luz natural para iluminar o ambiente. Dê preferência a lâmpadas LED especialmente na cozinha, área de serviço e outros locais que fiquem com as luzes acesas mais de quatro horas por dia. 

 

tags: acitl, elektro, Três Lagoas



Cursos e eventos

Veja todos

Clique para ver a última edição

Convenção Coletiva 2016

Fique por dentro da ACITL e receba nossas novidades